Banda Marcial do Vale - Banda Filarmónica
Historial

A Banda Marcial do Vale foi fundada pelo Sr. António Gomes Oliveira. Foi conhecida como Banda do Leira, Música de Cedofeita, Música de Santa Ovaia, Banda de São Vicente de Louredo e Banda Marcial do Vale.

Todos estes nomes derivaram do lugar onde vivia o seu fundador ou do local em que a banda ensaiava. Em 1980 foi legalmente oficializada com o nome de Associação de Cultura e Recreio da Banda Marcial do Vale. O primeiro Maestro da Banda foi Rodrigo Gomes de Oliveira (1889-1918), filho do fundador.

A Banda Marcial do Vale, filarmónica centenária fundada em 1913, é uma Associação de referência cultural do concelho de Santa Maria da Feira e do Norte do país. A Associação possui uma Banda Juvenil com 55 elementos e uma Escola de Música com cerca de 70 alunos, além do Quinteto de Metais e do Quinteto de Sopros do Vale.

Atualmente a Banda Marcial do Vale é formada por 76 músicos efetivos e pretende continuar o seu papel de destaque no panorama filarmónico português, conjugando excelentes performances nas tradicionais romarias, concursos nacionais e internacionais e nas maiores salas de espetáculo do país.

É comum encontrar a Banda Marcial do Vale em cidades e vilas, por romarias, festivais, desfiles e eventos comunitários. O repertório contempla músicas clássicas, tradicionais, populares e contemporâneas.

Além de proporcionar uma experiência musical enriquecedora para o público que nos ouve, o nosso Coro a quatro vozes é também um meio importante de difusão da cultura e da arte da nossa Associação.

A nossa Escola é um lugar onde os alunos podem aprender a tocar instrumentos musicais, a desenvolver e apreciar a música. Além disso, possui um ambiente acolhedor e encorajador para aqueles que desejam aprofundar-se na arte da música.

Esta formação funciona como o reflexo dos nossos jovens, onde músicos e alunos expressam e partilham em conjunto a sua música com a comunidade.